fbpx

Ter uma semana mais produtiva: quem nunca pensou nisso no domingo à noite?

É fato, quando chega o final de domingo, já estamos logo pensando como se iniciará nossa semana e consequentemente, o que faremos com ela.

Se você é empreendedor, sabe que suas responsabilidades são muitas e que você faz parte de um gerenciamento que ninguém mais pode resolver. Se você é colaborador, sabe que sua semana provavelmente já está determinada.

Todavia, enquanto vivermos na zona de conforto, nossa semana nunca será nitidamente produtiva, mas sim, só um engano de produtividade. Isto porque, você estará fazendo as mesmas coisas, todas as semanas. E não há nada de produtivo nisso.

Nas próximas linhas, você terá algumas dicas para eliminar distrações e usar todos os recursos a favor da sua performance semanal. 

Só depende de você segui-las para adotar hábitos e técnicas mais eficientes.

Antes de descobrir como aumentar sua produtividade durante a semana, é importante ter plena noção dos benefícios que esse esforço vai proporcionar para a você e sua empresa.

Por que aumentar minha produtividade?

Obviamente, você quer atingir seus objetivos e traçar metas cada vez mais ambiciosas, e isso só é possível com uma alta capacidade produtiva e de pensamento.

Saiba primeiramente que, vale a pena encontrar atalhos produtivos empreendendo de forma inovadora. Afinal, nada mais empolgante do que um novo projeto para abalar as estruturas (de forma positiva) do seu negócio.

Para quem está à frente de um negócio, a produtividade é uma medida essencial do sucesso, ainda mais em um cenário dinâmico e competitivo.

Meu segmento é a indústria cosmética, eu auxilio você a inovar, diferenciar-se no mercado e ainda, a destacar sua marca com propósitos que vão além de apenas venda.

Mas, para isso empreendedor, é necessário que você tenha foco e seja produtivo. Não há nada mais desafiador que um CEO que não acredita no potencial do seu mercado, sua empresa ou em si mesmo.

Aliás, o medo é inimigo da inovação. Guarde para sempre essa frase.

Lembre-se: com as mudanças constantes, os mais produtivos reagem rápido e saem na frente, deixando os concorrentes para trás!

Atitudes que atrapalham a produtividade

Dentre as minhas dicas para sua semana, é fato que precisamos elencar o que pode e sempre nos prejudica, então vamos entender algumas partes deste sistema.

Erro #1 – Fazer várias coisas ao mesmo tempo

Por mais que o mundo cobre que você seja um profissional multitarefas, o o neurocientista Earl K. Miller, do MIT (Massachusetts Institute ofTechnology), em entrevista ao New York Times diz que “Ser multitarefas não é humanamente possível”.

Todavia, você pode descordar de mim, mas acredito que não de um neurologista que estuda o comportamento do nosso cérebro a muito mais tempo que você mesmo, certo?

Então, esqueça essa ideia de fazer várias coisas ao mesmo tempo e não se concentrar em nenhuma delas.

Isso porque o nosso cérebro tem um limite de informações que podem ser processadas simultaneamente.

Ou seja: se você tentar ler um e-mail e conversar com seu colega de trabalho no mesmo instante, vai fracassar em ambas as tarefas.

Erro #2 – Checar notificações

As notificações são grandes inimigas da produtividade, e estamos cercados de chamados para checar o celular de minuto em minuto.

Cada vez que você pega o celular ou abre uma aba no navegador para verificar o que há de novo, está interrompendo sua linha de pensamento e consequentemente atrasando sua tarefa atual, procrastinando, e sendo imensamente improdutivo.

Passo a passo para aumentar a produtividade

Passo #1 – Descubra onde está indo seu tempo

É hora sim de fazer uma análise: no que você está investindo seu precioso tempo? Tempo, é dinheiro. Já dizia os nossos ancestrais em forma de frase clichê.

Talvez você descubra que está desperdiçando minutos preciosos com tarefas desnecessárias e urgências mal administradas.

Passo #2 – Trace metas

Para uma semana mais produtiva, você precisa de limites. O que irá fazer, onde quer chegar nesta semana, quais são seus objetivos, quando chegará a hora de mudar, inovar, fazer acontecer.

É só desta forma que você poderá criar. Quer um produto novo? Trace metas, iniciando-as semanalmente.

Passo #3 – Determine horários

Comer, redes sociais, caminhar, ligar. Tudo precisa ter seu tempo.

Lembre-se que fazer tudo ao mesmo tempo não te leva a lugar nenhum, muito menos aonde você quer chegar.

Passo #4 – Planeje com antecedência

Adquira o hábito de planejar sua semana ou seu dia com antecedência, sabendo exatamente quais tarefas terá de cumprir amanhã. 

Passo #5 – Não esqueça de inovar

Separar um tempo para criar novas estratégias de negócio é fundamental durante a sua semana.

Como eu disse no início deste artigo, se nós fazemos sempre a mesma coisa, todos os dias/semanas, não sairemos do lugar.

E se você quiser sair, inovar e voar, conte comigo. Estamos aqui para fazer sua empresa/marca crescer!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa
Olá! Posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?