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Sim, o ano começou meus amigos. E justamente por isso temos novas oportunidades para fazermos dias diferentes e muito mais perto do sucesso que almejamos.

É fato, começar algo novo não é fácil. Primeiramente a decisão a ser tomada, e em segundo lugar, o que fazer?

Já parou para pensar sobre como os projetos começam? Já percebeu que alguns deles sequer passam por uma fase de planejamento, simplesmente seguem tomando forma?

Por sua vez, o planejamento deve fazer parte de qualquer projeto, sendo ele novo, sendo retomado ou de última hora.

Aprendemos diariamente que planejamento e gestão são fundamentais para tocarmos qualquer ideia a frente.

No segmento cosmético, a parte 1 de um projeto é uma das mais importantes. É neste momento, que vamos validar a ideia de um novo produto, se ele dará certo ou não, e onde pretendemos chegar com ele.

Sem planos, sem sonhos realizados.

Se você já pensou bem no que quer trabalhar neste ano, e quais são suas metas para o primeiro semestre, é melhor ler as dicas que resolvi criar para que juntos, possamos dar start em um novo projeto.

Lembrando que: se for um projeto cosmético, conte comigo! Contatos no final deste artigo. Vamos as dicas!

Dica #1 – Anote tudo que for relevante

Voltando ao segmento cosmético, para te exemplificar de maneira mais fácil, vejamos:

Quando precisamos criar um projeto cosmético, o primeiro passo a levantar dados e informações que queremos fazer.

Estatísticas, concorrência, produtos em comum, terceirização, processos, pessoas envolvidas, matérias prima e muito mais.

Ou seja, neste primeiro momento, a hora do “start” é propício você anotar tudo que lhe fez ter a ideia de começar. De onde veio, o eu você viu, quem te inspira.

Essas anotações serão importantes no meio do caminho, para te fazer lembrar o que o fez chegar onde chegou. Além de não te deixar esquecer de nada.

Dica #2 – Registre e valide informações

O projeto já começou desde a hora em que você teve a primeira ideia. Agora, chegou o momento de validar todas as suas informações.

Primeiro, vou conseguir realizar? Quais informações preciso que sejam afirmativas para o início?

Segundo, vou conseguir produzir? Quais contatos precisão ser firmados para que minha ideia seja concluída com sucesso?

Terceira, vai vender? Meu projeto pronto, vai me trazer resultados? Se ele for pro mercado, ele vai performar? Que informações eu necessito para validar isso? Tudo precisa ocorrer conforma o planejado.

Dica #3 – Analise minunciosamente a viabilidade

A análise de viabilidade é um estudo financeiro feito para saber se determinado projeto pode ser executado, trazendo retorno para o cliente (no caso, você).

Essa parte do processo está dentro do meu trabalho com o cliente quando terceirizamos e criamos produtos cosméticos.

A análise detalhada da viabilidade dá um norte certeiro para o cliente, que por sua vez, decide de uma vez por todas se vai levar o projeto até o final e levará o item para o mercado.

Na viabilidade analiso entradas e saídas. Investimentos e despesas devem ser detalhadamente registrados.

Quando essa análise é deixada de lado, muitas surpresas desagradáveis podem surgir ao longo do caminho.

Podemos por exemplo, descobrir que o projeto é um poço sem fundo de consumo de recursos e que os resultados que ele trará não cobrirão tantas despesas.

Cenário nada ideal, não é mesmo? Você só descobrirá após validar informações e analisar financeiramente a viabilidade.

Dica #4 – Comunique-se!

Quem deseja viabilizar um projeto para que ele performe bem no mercado precisa antes de tudo aprender a se comunicar. Com clientes, fornecedores, enfim, com o mercado de maneira geral.

Se ninguém sabe nada sobre o projeto que você quer construir, como as pessoas vão te ajudar nessa jornada? Como você vai receber os feedbacks que precisar para validar a ideia?

Conte com parceiros profissionais. Busque referências e informações e além disso, não tenha vergonha de perguntar e tirar dúvidas.

É em um trabalho de pesquisa que o seu produto ficará ainda mais adequado para seu prospect até o lançamento.

Como Einstein já dizia: loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual.

Desta forma, se você quer começar algo novo, precisa mudar o seu posicionamento em relação ao trabalho e ao mercado e por fim, começar de um jeito diferente.

Um bônus neste texto, é que você deve sem dúvidas, contar com profissionais capacitados para lançamento de projetos.

Na minha carreira profissional no segmento cosmético, aprendi diversas coisas que alavancam processos e diversos macetes e parceiros que facilitam procedimentos.

Quer saber como posso te ajudar? Entre em contato comigo. Estou ativamente presente nas redes sociais para te ajudar, da melhor forma possível!

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